CORINGA | CRÍTICA DO FILME COM SPOILERS
POR: PEDRO DE SOUZA
CRÍTICA E ANÁLISE
O filme do Coringa estreiou com diversas polêmicas com motivo afinal o filme trata de um tema pesado que pode ser interpretado mal por mentes pequenas.
O filme começa mostrando pra quê veio com uma cena em que Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) está se maquiando fa um careta e começa a chora, logo percebemos o tom do filme. Ao decorrer do filme vemos ele trabalhando em frente a uma loja onde roubam sua placa ele vai atrás e apanha logo nos primeiros 10 minutos de filme já temos uma cena bem triste e revoltante.
O filme tem muito de deixar você com pena do personagem e isso gera um desconforto terrível, mas isso não tira a qualidade do filme, vemos que o Arthur sofre de uma doença mental uma doença psicológica e para saber controlar ele toma remédios e se consulta. O filme mostra a realidade da sociedade, é cortada a verba para que ele continue se tratando logo ele não toma mais seus remédios controlados, e vai ficando cada vez mais louco e alucinado, matando três jovens investidores que o espancaram dentro do metrô por conta de sua doença que o faz rir de maneira que ele não consegue controlar (curiosamente é um condição real), ele puxa uma arma que ganhou logo no inicio do filme e atira contra os rapazes que não tem chance nenhuma, um terceiro ainda tenta fugir, mas só tenta já que não consegue pois o Arthur que agora já é o Coringa vai atrás dele e o mata com tiros pelas costas enquanto ele tenta se rastejar pela escada, ao matar eles isso gera um apoio de diversas pessoas e manifestações a favor do palhaço surgem na cidade.
É deixado bem claro no filme que existem dois personagens o primeiro é o Arthur Fleck que se trata e tenta manter sua saúde mental em dia apesar de sofrer diariamente com a má educação das pessoas, o outro é o Coringa corrompido pela sociedade é um psicopata.
Mesmo não querendo o filme nos leva a ficar do lado coringa que mostra o Thomas Wayne de uma visão completamente diferente do que tinhamos visto antes no cinemas, na visão de Bruce Wayne ele é um homem bom que ajuda as pessoas, na visão do Arthur Fleck ele é um homem ruim que só se importa com a sua imagem.
No começo do filme também conhecemos o personagem Gary (Leigh Gill) que é um anão e também Randall (Glenn Fleshler) esse zoa muito com Arthur e Gary e ao longo do filme o agora Coringa recebe um telefonema para ir ao programa do Murrey (interpretado pelo grande Robert De Niro) esse que o ridicularizou e o chamou de "Coringa", porém, Arthur que já adotou o nome de Coringa aceita e começa a se arrumar para ir ao show, durante sua maquiagem, Gary e Randall batem a porta se para prestar seus pêsames pela morte da mãe do Coringa que ele mesmo a matou após descobrir que é adotado, ao entrar o Coringa enfia uma tesoura na garganta de Randall e bate com a cabeça dela na parede enquanto a anão Gary tenta se proteger do Coringa, mas ele deixa o anão Gary sair vivo pois assim como ele o anão também sofre um preconceito e rejeição da sociedade.
Quando o Coringa vai ao show ele assume o assassinato dos jovens no metrô e faz um crítica muito pesada a sociedade e em seguidada faz uma piada de "toc toc" e mete uma bala na cabeça de Murray.
Ele é preso e durante sua ida até a delegacia surge um referência bem clara ao Coringa de Heath Ledger. Os manifestantes para a viatura jogando uma ambulancia em cima e tiram o coringa que desmaiado, acorda e se levanta e gera uma das cenas mais aclamadas do filme, ao final ele é internado e sobem os créditos.
No geral o filme do Coringa é excelente, mas vale lembrar que, esse não é um filme de origem do coringa, essa é uma das teorias, afinal a origem do palhaço é desconhecida e existem muitas histórias diferentes, inclusive em Cavaleiro das Trevas quando o Coringa de Heath Ledger conta várias versões de sua histórias.
Em resumo o filme é excelente, mas não é um filme para pessoas que não estejam com as saúde mental em dia, pois é um filme forte e pesado demais.
Nota: 9.5/10.0
Coringa estreiou em 3 de outubro de 2019
Dirigido por: Todd Phillips
Estrelado por: Joaquin Phoenix

