1917 | O filme sem cortes - CRITICA


1917 trouxe uma história e em plano sequência e conquistou 3 estatuetas no Oscar. O filme dirigido por Sam Mendes trouxe uma técnica pouco utilizada no cinema um filme “sem cortes” ou um filme com cortes invisíveis um dos últimos filmes a trazer essa técnica foi o filme Birdman, filmes que como esse tentam te deixar ainda mais imersivo trazendo uma história contada em um único take (aparentemente).




  1917 não inovou em trazer um filme aparentemente sem cortes, mas o diretor se limitou ainda mais que outros filmes plano sequência e isso fez total diferença, primeiramente Sam Mendes decidiu não usar estúdio fechado então todo o filme foi gravado ao ar livre sujeito a mudanças de clima que poderiam acabar com o filme e acredite, tiveram mudanças de clima que quase acabaram com o filme. Durante as gravações do longa ocorreram chuvas no meio das filmagens, mas como é um filme em plano sequência mesmo até grandes erros tem que ser incluídos como se fossem previstos, logo aquele cenário cheio de lama enquanto os protagonistas estão sua jornada para entregar a carta é quase todo natural. óbvio que usaram máquinas para cavar alguns buracos e encheram ele de água em um terreno já todo "comprometido".

  Para que isso fosse possível as filmagens acontecerem de forma com o menor numero de falhas possível, a equipe do diretor teve que gravar o céu durante dias para que fosse adicionada na edição assim se tivesse qualquer alteração de clima ninguém notaria, pois, o céu do filme foi feito com filmagens de antes da gravação do longa começar.
  Uma grande limitação do diretor em usar um campo aberto foi encontrar lugar para gravar e construir novos cenários naquele mundo aberto, além disso não tinha como controlar a iluminação daquele lugar então eles tinham que aproveitar o sol, as gravações começavam cedo e terminavam antes de escurecer. E claro já que tu era feito em mundo aberto o filme não poderia ter erros de gravação, logo os tombos e os esbarros que o protagonista Schofield (George MacKay) leva no filme são reais e eles até ajudam a deixar o filme ainda mais imersivo.

   Parece que não foi muito trabalho estar sempre acompanhando os atores, mas acredite é tudo graças ao diretor de fotografia, ele encomendou uma câmera feita especificamente para este filme,  o resulta é um filmagem tão imersiva que não tira câmera de perto dos protagonistas nunca.
   1917 é um filme feito pra quem quer uma aventura imersiva com emoção, o filme trabalha muito bem o drama e o resultado final  é de tirar o fôlego.







     1917 estreou dia 16 de Janeiro no Brasil

     Dirigido por Sam Mendes

   Indicado em 7 categorias do Oscar vencendo em 3 (Melhor Edição de Som, Efeitos Visuais e Melhor Fotografia)

   Protagonizado por George MacKay e Dean-Charles Chapman






Postar um comentário

0 Comentários